A vontade e a firmeza
Neste artigo do vou descrever um pouco mais aprofundadamente o tipo de personalidade que beneficia bastante da essência floral de Bach Centaury.
As pessoas que precisam da essência floral Centaury, correspondem exatamente ao que a psicologia entende como personalidade dependente.
No estado negativo são inseguros, possuem uma grande necessidade de serem aceites e possuem muito medo do abandono. São submissos, demasiado obedientes, passíveis de serem explorados, existe um grande sentimento de menos valia e uma grande tendência para a carência afetiva. São bastante ansiosos. Estão em constante serviço aos outros pois têm muita dificuldade em dizer não.
Este tipo de personalidade assenta sobre as seguintes crenças negativas: “estou totalmente só, completamente indefeso”, “ sou inadequado e inútil”, “só consigo funcionar se tiver alguém ao meu lado verdadeiramente competente”, “se me abandonarem morrerei”, ”creem que não valem por si mesmos.”
Esta crença ou convicção de menos-valia profunda gera uma grande necessidade de que se ocupem deles, o que ativa de imediato um comportamento de submissão, agravado pelo medo da separação, abandono, traição, etc. Em troca da sua proteção e supervisão as pessoas Centaury entregam-se totalmente ao serviço do outro: dão amor, ternura e sobretudo são obedientes e submissos. Se o outro é feliz ele também o será.
Os Centaury não desenvolveram uma identidade própria. Possuem uma personalidade pouco desenvolvida que não lhes permite ter uma vida pessoal. Vivem através do outro, vivem os valores do outro – neste tipo de relações existe uma fusão, uma “mistura das duas pessoas”, têm receios pela vida do outro, ficam felizes pela vida do outro, ficam ansiosos com os desafios do outro – vivem a vida do seu companheiro(a), ou dos seus filhos, literalmente.
Por este motivo, quando existe uma separação, divórcio ou outra situação similar, devido ao facto de os Centaury não definirem limites para si mesmos (confundem o seu espaço com o espaço das outras pessoas), sentem a perda da relação como se fosse a perda de uma parte deles mesmos, e por isso mesmo o sofrimento nestas ocasiões, é atroz - sentem uma profunda angústia existencial.
Por outro lado os Centaury raramente se permitem o contacto com o seu sentimento de ira ou rebelião, pois tal situação fará perigar a continuidade da sua proteção, já que cria um precedente de identidade separada, coisa que os aterra profundamente. Desta forma preferem uma “paz podre” no seio dos seus relacionamentos, pois essa situação é bastante mais confortável do que uma demarcação clara dos seus valores e necessidades no seio da relação.
Por isso adotam uma postura de submissos e ou mesmo inferiores para proporcionar aos seus companheiros o sentimento de serem fortes, competentes e superiores, qualidades que os Centaury buscam nos outros e não neles próprios.
A capacidade para levarem uma vida mais independente ainda não está presente neles, de forma que boicotam todas as intenções para serem verdadeiramente independentes.
O desafio dos Centaury é aprenderem a ter uma vida que se justifica por si mesma sem precisarem de serem serviçais ou submissos aos outros, para que a sua vida possa ter justificação.
Apesar de todos os factos descritos, alguns Centaury parecem ser bastante felizes na vida de autossacrifício que escolheram para si.
O problema é que este tipo de pessoas faz-se rodear amiúde de pessoas sem escrúpulos, frequentemente egoístas e dominantes. Podem ter muita dificuldade em libertar-se de relacionamentos tóxicos e podem ser facilmente manipuláveis.
A grande lição para os Centaury, é a Firmeza e Força. Esta essência floral estimula e fortalece a Vontade deste tipo de pessoas e ajuda-as a assumirem o seu devido lugar no mundo, nem acima nem abaixo de ninguém – simplesmente ao mesmo nível. Ajuda a desenvolver a individualidade e o seu espaço pessoal.